2020 foi um ano em que investimos mais nossa atenção para as histórias curtas. De rápido impacto e, às vezes, com narrativas impactantes, valem a pena receberem a sua atenção. Aqui eu vou destacar as 10 melhores dentre as dezenas que eu li.
Histórias curtas são uma das novas linhas de trabalho no mercado americano. Lentamente, o Brasil vem se rendendo a elas e percebemos que mais editoras tem buscado esse formato. Não importa se são contos, noveletas ou novellas. Se formos parar para pensar, escrever histórias curtas é mais difícil e complexo do que um romance longo. Exige do autor uma atenção às limitações da forma sem perder a qualidade do que está sendo escrito. Para mim, um dos principais expoentes dessa forma de contar histórias é a editora Tor.com. Já há dez anos ela vem se dedicando à divulgação tanto de autores veteranos como de autores novos. A série Crianças Desajustadas, da autora Seanan McGuire, é uma novella publicada por essa editora. Vencedora de inúmeros prêmios, deu um novo gás à carreira da autora que ganhou milhões de novos fãs.
Nessa postagem, destaquei 7 desses trabalhos. Espero que vocês gostem e, afirmo para vocês, será uma forma de escrita bastante explorada pelo Ficções nesse ano de 2021.
Atenção: as histórias não se encontram em nenhuma ordem de preferência.
"When Stars are Scattered" de Spencer Ellsworth
Ficha Técnica:
Nome: When Stars are Scattered
Autor: Spencer Ellsworth
Editora: Tor.com
Número de Páginas: 52
Ano de Publicação: 2017
Resenha em breve
Link de compra:
Sinopse: Ahmed é um médico trabalhando em um entreposto no lado mais distante da humanidade. Sua estadia foi paga pelos líderes de sua fé e seu ateísmo é um segredo guardado a sete chaves. Seus encontros com o "povo pipa" irão fazer com que ele duvide de toda a sua visão de mundo. Entretanto, quando os alienígenas começam a morrer e as tensões escalam entre extremistas religiosos para destruir a paz da colônia. When Stars are Scattered, de Spencer Ellsworth é uma história tocante sobre contato alienígena, intolerância religiosa e o poder redentor do divino canalizado através do espírito.
Seja esse espírito humano ou alienígena.
Comentários: Esse é o tipo de conto que mostra o poder da ficção científica para falar assuntos da atualidade. Aqui, Spencer comenta sobre intolerância e em como isso pode afetar a relação entre povos e pessoas. Esse conto é de uma beleza ímpar, nos apresentando nossa capacidade para superar diferenças em prol de uma vida melhor.
"The Horrid Glory of its Wings" de Elizabeth Bear
Ficha Técnica:
Nome: The Horrid Glory of its Wings
Autora: Elizabeth Bear
Editora: Tor.com
Número de Páginas: 18
Ano de Publicação: 2011
Link de compra:
Sinopse: Tem uma harpia com asas de bronze vivendo no lixão atrás do prédio de Desiree. Ela é feia e come lixo, mas tem também um pequeno reino lá atrás. Desiree quer algo para si, também - alguma coisa toda dela. Pode essa velha e horrível criatura ajudá-la?
Comentários: Que narrativa linda! O que vai pegar um pouco para os leitores, é que esse conto é profundamente melancólico. Não há uma solução clara para a personagem e a gente fica com o coração apertado diante do destino da Desiree. Sabe aquela personagem que você só quer pegar no colo e dar carinho? Pois é.
"The Cat Who Walked a Thousand Miles", de Kij Johnson
Ficha Técnica:
Nome: The Cat Who Walked a Thousand Miles
Autora: Kij Johnson
Editora: Tor.com
Número de Páginas: 55
Ano de Publicação: 2011
Resenha em breve
Link de compra:
Sinopse: Quando um incêndio destrói o seu lar e espalha a sua colônia, Pequena Gata tenta encontrar a casa de seu ancestral, o Gato do Norte, e fazer seu próprio nome ao longo do caminho.
Comentários: Kij Johnson bebe muito de narrativas como a Jornada para o Oeste ao escrever essa história. Temos um gato que vive todo o tipo de aventuras e se envolve com personagens comuns e outros que vão além da compreensão humana. É uma história um pouco mais longa do que o normal, mas escrita de uma forma tão cativante que o leitor não quer parar de ler. Eu tinha tido uma experiência ruim com outra novella do Kij, mas esta história recuperou completamente a minha confiança no autor.
"Emitindo" de Benjamin Edgar Jacob
Ficha Técnica:
Nome: Emitindo
Autor: Benjamin Edgar Jacob
Editora: Revista Mafagafo
Número de Páginas: não informado
Ano de Publicação: 2020
Resenha em breve
Sinopse: Pam é uma humana adotada por um casal de erianos, uma espécie alienígena de octópodes telepáticos que veio para a Terra há mais de dois séculos. Aos trinta e dois anos e sem nenhum contato com os pais e os irmãos, se vê numa situação inusitada quando recebe dezenas de mensagens do pai através de uma rede social pouco usada. Não haveria problema nenhum se não fosse por um detalhe: ele se matou há oito anos.
Comentários: Fico o aviso logo de cara, que tem gatilhos de suicídio e de abuso sexual. Então quem se incomoda com essas temáticas, peço que não leiam porque o autor lida de frente com isso. É uma narrativa que me surpreendeu positivamente porque eu não conhecia nada do autor. O ritmo da história, a forma corajosa como ele abordou uma temática difícil. Tudo isso está ali. Há uma infinidade de temas sendo trabalhados aqui. Tantos que você não diria que se trata de uma história curta. E o autor faz isso com concisão e habilidade. Nada é deixado em aberto. Uma demonstração clara de como é possível fazer muito em pouco espaço.
"Cabaré em Chamas" de H. Pueyo
Ficha Técnica:
Nome: Cabaré em Chamas
Autora: H. Pueyo
Editora: Revista Mafagafo
Número de Páginas: não informado
Ano de Publicação: 2020
Resenha em breve
Sinopse: Ariadne é uma das únicas médicas humanas no Brasil especializadas em tratar gūls, criaturas carnívoras de rápida regeneração que se alimentam de gente. Apesar de jovem, ela foi criada por um imigrante soviético chamado Erik Yurkov, que desapareceu anos atrás sem deixar nenhuma explicação. Ariadne não quer ouvir falar dele nem pintado de ouro, mas um misterioso gūl chinês chamado Quaint bate em sua porta, insistindo que Erik foi sequestrado. Juntos, os dois precisam navegar pelo submundo da elite gūl brasileira para encontrá-lo e para descobrir a verdade por trás da conspiração política que sumiu com seu mentor.
Comentários: Acharam que eu tinha esgotado todas as minhas indicações da H. Pueyo? Se enganaram!! Na verdade eu fiquei entre indicar um conto dela que eu li na Trasgo e esse aqui. Trouxe esse porque demonstra a capacidade da autora em se embrenhar por uma história de mistério. Ela consegue segurar as informações e vai liberando paulatinamente uma por uma. Ah, tem gatilhos aqui. E pesados. Sobre abuso sexual e violência contra a mulher. Fica o meu alerta. O que eu quero destacar aqui é a precisão da autora. É como ela consegue lidar absurdamente bem com restrições de espaço. Só conheço ela e o Duda Falcão no Brasil com esse potencial absurdo. A diferença é que a Pueyo não escreve personagens recorrentes. Ela simplesmente cria coisas novas a cada nova história. Sinal da imaginação inacreditável dessa mulher. Vou repetir: me espanto em o quanto ela é relativamente desconhecida entre os leitores brasileiros. Talvez porque ela tenha uma carreira internacional mais consolidada, mas eu sugiro conhecer os trabalhos dela que estão espalhados por aí. Não vão se arrepender. Ah, sim. Com certeza vai ter outro dela nos melhores de 2021. Porque ela continua escrevendo e está cada vez melhor.
"Efeito Quebra-Ossos" de Cirilo S. Lemos
Ficha Técnica:
Nome: Efeito Quebra-Ossos
Autor: Cirilo S. Lemos
Editora: Draco
Número de Páginas: 28
Ano de Publicação: 2013
Resenha em breve
Link de compra:
Sinopse: Ao cair da noite, a cidade revela sua podridão e decadência. As pessoas se acotovelam em busca de emprego e dignidade. Enquanto celebridades e vacas discutem as mazelas sociais na TV, um homem põe em prática um plano simples: forjar o próprio sequestro com a ajuda do terrível Cavaleiro Sem Cabeça. Mas alguém espreita a quadrilha na escuridão: Vespa Negra, o Inimigo do Crime.
Comentários: Aqui temos mais um autor que merecia ser mais divulgado entre os fãs de literatura de gênero. Alguém que já tem anos e mais anos de experiência como escritor e tem uma habilidade com a pena que é incontestável. As histórias curtas que eu li do Cirilo esse ano me convenceram disso. Escolhi esse conto em particular porque o autor dá uma aula de escrita criativa. Ele brinca com a ideia de núcleos narrativos. Consegue pular por três histórias acontecendo em espaços e tempos diferentes e que vão ter uma consequência no final. Aquilo que você imagina ser diametralmente divergente, na verdade é uma história só com início, meio e fim. Isso sem falar na bela desconstrução do mito do herói que o autor faz. Conheçam e apreciem!
"Two Truth and a Lie" de Sarah Pinsker
Ficha Técnica:
Nome: Two Truths and a Lie
Autora: Sarah Pinsker
Editora: Tor.com
Número de Páginas: 39
Ano de Publicação: 2020
Resenha em breve
Link de compra:
Sinopse: Stella pensou que ela contou uma mentira no ato, perguntando a seu amigo de infância se ele se lembrava de um estranho programa de TV com um apresentador bizarro em que ela e várias crianças da vizinhança participaram há muitos anos atrás. Mas ele de fato se lembra. Assim como sua mãe. Então por que só ela não se lembra? Quanto mais ela investiga sobre o show e sobre a aura que ele tinha sobre sua cidade natal, mais estranho o mistério fica.
Comentários: No ano passado eu me dediquei a estudar as formas como um autor consegue entregar uma história. O encanto de criar uma narrativa que seja instigante e mantenha o leitor preso o tempo todo. Ou histórias que fazem truques de mágica com nossa percepção. Sarah Pinsker brinca te mostrando uma cenoura de um lado enquanto te passa uma rasteira do outro. Ou seja, estamos diante de uma história que mente para você. Numa boa. Descaradamente. E você se amarra nisso. Para realmente entender essa história, você vai precisar ler mais de uma vez. Porque na primeira, seremos sacaneados numa boa por ela.
"Nil" de Rodrigo Rahmati
Ficha Técnica:
Nome: Nil
Autor: Rodrigo Rahmati
Editora: Draco
Número de Páginas: 10
Ano de Publicação: 2016
Resenha em breve
Link de compra:
Sinopse: Seria a morte algo a se temer? Algo imutável, um ponto final, um destino inescapável? E qual seria a interpretação dessa figura terrível pelos olhos de outros seres? Confira nesse conto fantástico de Rodrigo Rahmati.
Comentários: Esse é um conto incrível onde Rahmati usa diversas metáforas e simbolismos para contar uma história. Em um cenário fantástico o autor se questiona sobre a efemeridade da vida. Algo que passamos toda uma vida nos questionando: qual é o nosso papel no universo? Existe um papel para nós? O que fazemos neste mundo? E ele faz isso em um espaço bem limitado, o que é uma demonstração crassa das possibilidades das narrativas curtas.
"No Flight Without the Shatter" de Brooke Bollander
Ficha Técnica:
Nome: No Flight without the Shatter
Autor: Brooke Bolander
Editora: Tor.com
Número de Páginas: 32
Ano de Publicação: 2018
Resenha em breve
Link de compra:
Sinopse: Depois do fim do mundo, a última jovem representante da humanidade aprende uma lição final dos animais que restaram da Terra.
Comentários: Imagine se a Terra fosse realmente um organismo vivo capaz de se comunicar. E o protagonista da história é a última pessoa que restou da humanidade. Um prato cheio para discutirmos como o ser humano é um parasita de seu próprio planeta. Pensar em maneiras de salvarmos o planeta em que vivemos.
"O Ovo do Tempo" de Finisia Fideli
Ficha Técnica:
Nome: O Ovo do Tempo
Autora: Finisia Fideli
Editora: Plutão
Número de Páginas: 61
Ano de Publicação: 2019
Link de compra:
Sinopse: O poder dos cristais.
Quando descobre uma pedra estranha na loja de cristais místicos, Mariana não faz ideia de que está prestes a sair em uma viagem para além de tudo o que já sonhou. Noveleta publicada pela primeira vez em 1994 e trazida de volta pela coleção ZIGUEZAGUE, O ovo do tempo cruza as eras e carrega você pelas fronteiras da imaginação.
Comentários: Tinha que ter um material da Plutão Livros que, na minha opinião, foi um dos grandes destaques de 2020. Não só por trazer novos autores para conhecermos, mas por resgatar materiais que estavam esquecidos. Como é o caso de O Ovo do Tempo, da Finisia Fideli, pertencente à segunda onda da ficção científica no Brasil. Um material que bebe bastante das clássicas aventuras do gênero. A ideia de uma história de mistério é uma que não tem sido mais tão explorada. E eu considero fascinante. Vamos atrás das histórias da autora, porque é uma maneira de manter a memória do próprio gênero no Brasil viva.
Comments