top of page
Foto do escritorDiego Araujo

Resenha: "A Guerra dos Tronos" (As Crônicas de Gelo e Fogo vol. 1) de George R.R. Martin

Atualizado: 4 de jun. de 2021

O seriado Guerra dos Tronos teve a sua conclusão neste ano. É a hora de se recuperar da ressaca acompanhando a saga de livros, e por que não desde o começo? A resenha da vez é o volume que estreia As Crônicas de Gelo e Fogo, o que o seriado tomou como homônimo ao título, A Guerra dos Tronos.

Sinopse:


A guerra dos tronos é o primeiro livro da série best-seller internacional As Crônicas de Gelo e Fogo, que deu origem à adaptação de sucesso da HBO, Game of Thrones.

O verão pode durar décadas. O inverno, toda uma vida. E a guerra dos tronos começou. Como Guardião do Norte, lorde Eddard Stark não fica feliz quando o rei Robert o proclama a nova Mão do Rei. Sua honra o obriga a aceitar o cargo e deixar seu posto em Winterfell para rumar para a corte, onde os homens fazem o que lhes convém, não o que devem... e onde um inimigo morto é algo a ser admirado.

Longe de casa e com a família dividida, Eddard se vê cada vez mais enredado nas intrigas mortais de Porto Real, sem saber que perigos ainda maiores espreitam a distância.

Nas florestas ao norte de Winterfell, forças sobrenaturais se espalham por trás da Muralha que protege a região. E, nas Cidades Livres, o jovem Rei Dragão exilado na Rebelião de Robert planeja sua vingança e deseja recuperar sua herança de família: o Trono de Ferro de Westeros.




O mundo é fantástico, de aspectos medievais e perigo constante. A magia, pouco presente e menos reconhecida pelos cavaleiros responsáveis por fazer a história de Westeros, é mencionada nas histórias, nas crônicas sobre os dragões do passado trazendo a nova monarquia a Porto Real. Crônicas sobre seres vindos antes do homem hoje residem apenas nas lendas dos nortenhos e crônicas sobre os Outros que no passado remoto fizeram os ancestrais construírem a Grande Muralha, organizando a Patrulha da Noite.


Chega a era de uma nova história, e As Crônicas de Gelo e Fogo começam pela A Guerra dos Tronos. Publicado originalmente em 1996 por George R. R. Martin com nova edição em 2019 pela editora Suma e traduzido por Jorge Candeias, é o primeiro volume da grande saga de livros que ainda estão em andamento, apesar de concluída no seriado da HBO meses atrás.

“O inverno está chegando, dizia o lema Stark.”

A narrativa alterna cada capítulo seguindo o ponto de vista de determinados personagens. Ela conta a história presente e apresenta os diversos personagens das famílias mais importantes de Westeros e os vassalos de maior destaque. Westeros é o lar de Sete Reinos, todos subjugados pelos herdeiros da família Targaryen até a queda do Rei Aerys II conquistada pela rebelião liderada por Robert Baratheon ao lado de Eddard Stark, Jon Arryn e exércitos de suas famílias entre tantas outras, como a dos Lannister. Anos após a rebelião, o agora Rei Robert anuncia a visita inesperada a Winterfell, reino da família Stark onde Eddard ainda governa como Senhor. Winterfell é o reino mais distante da região norte de Westeros e por isso recebe poucas visitas da capital. O patriarca Stark teme pelo motivo do amigo vir a este momento, depois da morte inesperada de Jon Arryn, atuante como a Mão do Rei ― quem governa e assume o lugar do Rei durante sua ausência. Robert convida Eddard a assumir a posição de Jon, o que o Senhor de Winterfell a princípio repudia até certos acontecimentos o motivarem a ir à capital de Westeros, agir conforme o desejo do Rei e investigar a suspeita de conspirações contra os velhos amigos, incluindo a morte de Jon Arryn.

Além de Eddard, acompanhamos a aventura da esposa Catelyn Stark, antes herdeira da família Tully e agora fiel à criação de seus filhos, como o primogênito Robb Stark. Bran é vítima de um atentado e perde a mobilidade das pernas, mas desperta o interesse do misterioso Corvo de Três Olhos enquanto assume a posição de segundo herdeiro da casa Stark e permanece com o irmão caçula Rickon. Jon Snow é um filho bastardo e vive sob a sombra desta realidade, apesar de todo o respeito compartilhado pelo pai Eddard; Catelyn o repudia por viver junto de seus irmãos, vê a realidade da posição de bastardo quando famílias de outros reinos se aproximam e os vê sem o enxergar como um herdeiro Stark. Deslocado de tudo, enxerga na Grande Muralha a oportunidade de conseguir reconhecimento ao servir na Patrulha da Noite, onde passará o resto da vida a protegê-la e será desprovido de relacionamentos ou de conceber herdeiros, devendo assumir os colegas da Muralha como irmãos ― independente de quem sejam ―, e abdicando de todo título ou relacionamentos antes de servir na Patrulha. Acompanhamos também as filhas Sansa e Arya, a primeira obediente aos ensinamentos de como comportar-se como uma dama, já a segunda é rebelde e inspirada nas artes da batalha, esta restrita aos homens. Todos os filhos são muito jovens, sendo apenas Robb capaz de conceber herdeiros e por isso assumindo as responsabilidades de adulto. No fim, todos eles terão de amadurecer rápido devido a crise que ameaçará toda a família.


Fora os Stark, a narrativa segue Tyrion, o anão e caçula de Tywin Lannister, o Senhor de Rochedo Casterly. A irmã Cersei é esposa de Robert Baratheon e, portanto, Rainha de Porto Real, fiel aos três filhos de olhos verdes e cabelos loiros típicos da família Lannister; o irmão Jaime é membro da Guarda Real desde os tempos do Rei Aerys II, quando o próprio Jaime traiu seu dever e assassinou o Targaryen, manchando a reputação com o título de Regicida. Desprezado por quase toda a família, Tyrion prova a capacidade através dos estudos e tira proveito da própria situação para agir em seus próprios meios.


E, por último, temos Daenerys Targaryen, a mais jovem sobrevivente da família. Vive com o irmão Viserys, obcecado por retomar o controle de Westeros e vingar a derrota da família. No momento vivem reclusos nas Cidades Livres, longe do domínio de Westeros, à busca de oportunidades de obter força o suficiente para enfrentar o Rei Usurpador e os respectivos aliados. Uma de suas ideias é casar Daenerys com Khal Drogo, líder do principal grupo dothraki e temível guerreiro.

“Uma mente necessita de livros da mesma forma uma espada necessita de uma pedra de amolar para se manter afiada.”

Jamais dediquei tantos parágrafos ao apresentar o enredo de um livro como fiz nesta resenha, tamanha é a abundância de histórias logo no primeiro volume. Com pontos de vistas focados nas famílias Stark, Lannister e o casal de irmãos sobreviventes dos Targaryen com a narrativa dos personagens acima citados, vê-se um pouco da história de cada família, de cada Reino governado por elas, mesmo os vassalos ganham presença na narrativa quando a situação exige a sua atuação leal ― ou não ― ao Senhor correspondente. Muitos nomes carregam inúmeras origens e contextos diversos, esses que o leitor assimila conforme acompanha o personagem focado naquele capítulo. Tantos personagens causam certos ajustes narrativos prejudicando a riqueza de toda a complexidade da história, como a repetição de certos gestos de determinados personagens. Em toda aparição de Lorde Varys surge a descrição de seus perfumes e passos silenciosos, a risada maliciosa de Lorde Petyr Baelish é tão recorrente quanto as gargalhadas de Renly Baratheon e de Theon Greyjoy. Tais gestos lembram a personalidade desses personagens, e a repetição garante o reconhecimento dos leitores menos atentos, mas cansa os já cientes de determinado comportamento.


Os primeiros capítulos trazem parágrafos pontuais, enumerando a primeira aparição de todos os envolvidos na trama de A Guerra dos Tronos enquanto desenvolve a trama particular de cada personagem protagonista daquele capítulo. Assim, acontece outro ajuste, o de acelerar as cenas iniciais com breves descrições de todos os personagens. Uma vez apresentados, os capítulos posteriores têm mais espaços a coordenar os eventos da trama e atribuem riqueza à complexidade mesmo nos agentes secundários da história. O protagonista do capítulo encarrega-se de viver o seu momento da história bem como prosseguir a vivência de todo o ambiente e personagens presentes com ele. Em outras palavras, a narrativa foca na atuação do protagonista e no que ele testemunha, pois os personagens desprovidos de ponto de vista são tão complexos como os com capítulo dedicado. O protagonismo favorece ninguém, e isto reflete em muitas nuances. George R. R. Martin aproveita de certas convenções narrativas e as subverte, brincando com as esperanças do leitor e o surpreende por deixar acontecer o que jamais se esperaria nas histórias comuns de fantasia.

“Quando se entra na guerra dos tronos, ganha-se ou morre.”

Quanto à nova edição publicada pela editora Suma, é preciso denunciar o desconforto da leitura por diagramarem o texto em fonte pequena e o pouco espaço entre as linhas. Assim a longa leitura é prejudicada por se perder ao longo do parágrafo de linhas tão próximas. A melhor experiência de leitura exigiria maior quantidade de páginas, mas a escolha de editar da forma vigente já tornou este livro com custo elevado ao consumidor. Ainda é preciso esperar algum tempo antes de avaliar as consequências do relançamento pela editora Suma nessas condições agravadas pela crise financeira em nosso país.


A Guerra dos Tronos estreia a saga de sucesso com a adaptação em seriado. Hoje temos a notícia do universo expandido em outras séries futuras da HBO, e todo este mundo começou neste livro, o primeiro volume apresentando Westeros e já entregando a história cheia de interações entre personagens, riqueza contextual de cada Reino e Família principal, além da pouca misericórdia aos personagens. Enquanto o inverno aproxima, A Guerra dos Ttronos é disputada entre a vitória e a morte.












Ficha Técnica:


Nome: A Guerra dos Tronos

Autor: George R.R. Martin

Série: As Crônicas de Gelo e Fogo vol. 1

Editora: Suma

Gênero: Fantasia

Tradutor: Jorge Candeias

Número de Páginas: 600

Ano de Publicação: 2019 (nova edição)


Outros Volumes:


Link de compra:


*Material enviado em parceria com a Editora Suma




ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.

bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.