O rei sempre dependeu das fadas do norte, do sul, do leste e do oeste para lhe dar bons conselhos. Mas, quando a rainha se ressente da fada do norte por ela levá-lo para longe enquanto estava grávida, ela atrapalha parte do ritual de benção das fadas. É então que a fada do norte coloca um encantamento na jovem princesa congelando seu coração. Apenas quando ela derramar uma lágrima, seu coração irá derreter.
Sinopse:
Ela expressava interesse e fazia perguntas inteligentes, mas mantinha feições calmas e impassíveis e os olhos secos
Para ajudar a governar o povo, o rei Coração Valente conta com quatro conselheiras muito sábias: as fadas do Norte e do Sul, do Leste e do Oeste. Quando ele é levado a uma missão oficial por uma delas, a rainha Claribel se ressente por ser deixada grávida e sozinha.
O que ela não esperava é que seu ressentimento traria uma maldição para sua filha. Agora, será preciso um milagre para derreter o coração da princesa. Ou, talvez, uma ideia bem inusitada.
Publicado em 1895, A Princesa Coração de Gelo é um conto de fadas natalino escrito por uma das maiores autoras da literatura infanto-juvenil do século XIX.
Algumas histórias clássicas já passaram por nossas vidas sem que soubéssemos. Vimos em animações, em episódios de séries, adaptados para outras mídias. Esse é o caso dessa história da Senhora Molesworth a qual vi uma animação há décadas atrás. Uma animação bastante simples e que contava com eficiência a história. Achava que era um roteiro original ou alguma coisa do tipo. Quando comecei a ler esse conto, qual não foi a minha surpresa ao rever essa narrativa a qual tanto gostei. É curioso também porque essa é uma autora a qual nunca tinha tido contato. Isso só demonstra o quanto o resgate feito pela Sociedade das Relíquias Literárias é importante sim, e mesmo que a editora Wish tenha sido integrada a DarkSide, gostaria muito que esse projeto continuasse. Ele foi responsável por inúmeras dessas surpresas. E vejo esse conto aparecendo poucas vezes em coletâneas.
A história é sobre um rei que conta com o apoio de fadas oriundas dos quatro cantos do mundo e que lhe oferecessem suas bençãos. São elas as fadas do norte, do sul, do leste e do oeste. Com elas, o reino pôde prosperar e se tornar um reino pacífico. Depois de muitos anos, a rainha finalmente consegue engravidar e está pronta para ter sua pequena filha. Mas, o rei é convocado pela fada do norte para ajudá-la a resolver os problemas em outra parte do mundo. A rainha não gosta disso e se ressente da intromissão da fada. Quando o rei retorna, sua filha já havia nascido e uma grande festa iria acontecer para que o bebê pudesse receber as bençãos das fadas. Cada uma delas oferece à menina uma benção: inteligência, saúde, beleza. Normalmente seria a fada do norte a primeira a dar sua benção, mas a rainha, ressentida, deixa a fada de lada. Até o momento em que a rainha impede completamente a benção da fada. É então que a fada oferece uma maldição para a jovem menina: seu coração será de gelo e ela nada sentirá pelos outros. Arrependida de seu átimo de imprudência, a rainha pede misericórdia para a fada, que coloca uma condição para que ela desfaça o encantamento: a princesa Coração de Gelo precisa derramar uma lágrima.
O conto é muito bem escrito, tem uma boa clareza na sua proposta narrativa. Os fatos são apresentados com bastante cuidado e as descrições da autora são bastante precisas. A história caminha numa linha boa entre a fantasia e os contos de fada. Para mim, se situa mais para um conto de fada. A história tem o tamanho certo, sem enjoar o leitor ou deixá-lo enfadado com descrições sem nexo ou que não vão a lugar algum. A autora empregou o mesmo formato dos contos de fadas, com dois acontecimentos se sucedendo, até que o terceiro aponte alguma alteração no status quo. A fantasia é apresentada de uma forma tão natural que ela parece fazer parte do mundo. Não há dúvidas quando a autora diz, por exemplo, que o coração da princesa é de gelo. Ou seja: não se questiona que isso não é natural. Está ali porque está ali. A tradução da Karine Ribeiro está excelente, deixando o texto muito fluido e fácil de ser lido. Méritos da autora, e méritos da tradutora.
Essa é uma história sobre o poder dos sentimentos. Temos dois aqui: o ressentimento e a felicidade. A rainha demonstrou sua imprudência ao se comportar como uma tola diante de um ser mágico muito poderoso. Alguém que sempre ajudou o reino com bençãos e conselhos e apenas pediu o apoio do rei em um momento em que necessitava. A rainha devolveu o carinho da fada com o rancor, o que causou discórdia e provocou o lançamento da maldição sobre a princesa. Lógico que percebemos que a fada logo se arrependeu por conta de seu coração bondoso e deixou uma saída para quebrar aquilo que foi feito à princesa. Para isso, vários príncipes tentaram obter as lágrimas da princesa seja com um cortejo, com músicas de amor, com belos poemas. Mas, nada disso fez o milagre surgir. Mas, chorar de alegria ou rir de felicidade também é uma possibilidade. Algo que não foi cogitado pelos membros da corte. Um coração doce e feliz vai produzir um bom efeito sobre aqueles ao seu redor. E é isso o que essa história nos traz. Nessa época em que buscamos afeto ou carinho ou mesmo durante as festas de final de ano, essa é uma daquelas histórias que deveriam estar no seu radar. Para mim, foi uma grata surpresa.
Ficha Técnica:
Nome: A Princesa Coração de Gelo
Autora: Senhora Molesworth
Editora: Wish
Tradutora: Karine Ribeiro
Número de Páginas: -
Ano de Publicação: 2023
*Faz parte da Sociedade das Relíquias Literárias
Avaliação: