Voltamos para a cidade de São Judas Tadeu dos Milagres onde tudo pode acontecer. Luiza volta para casa depois de muitos anos longe da cidade. Com a morte de sua mãe, Madalena, ela e seu irmão Rogério, são os herdeiros da casa. Mas, Luiza deseja vender a casa para retomar sua vida atribulada. Mas, alguns fantasmas do passado retornam...
Sinopse:
No amor, na guerra e para vender um imóvel, vale tudo - até apelar para magia...!
Após perder sua empresa e ver a namorada ir embora, Luiza retorna para a casa dos pais em São Judas Tadeu dos Milagres, no interior de São Paulo. Com dificuldade para vender o imóvel e recomeçar a vida, ela tenta transformar a pequena cidade em destino turístico, inventando uma história mística sobre o local baseada em misteriosos pertences da mãe.
Só que essa invenção viraliza no Twitter, e acaba atraindo uma mulher que chantageia Luiza a para participar do esquema e um homem que alega que sua mãe praticava magia de verdade. Para resolver todos esses problemas, ela vai descobrir coisas sobre o passado da família que jamais imaginou - e terá que pensar sobre o que realmente quer para sua vida...
"Lugares Imperdíveis..." é uma nova aventura no universo de "A feiticeira de São Judas Tadeu dos Milagres", finalista do Prêmio Argos de Literatura Fantástica em 2020.
Costumo dizer que a escrita narrativa é uma ciência simples. Imaginação, tinta no papel e muito suor. Parece arrogância, mas não é. Escrever não é algo complicado. É a inspiração e a organização de ideias é que são os aspectos mais trabalhosos. Quando leio algo escrito pela Isa Prospero parece que ela torna o complexo em algo simples. A narrativa flui tão fácil e divertida que penso: "caramba... eu podia fazer igual." E aí vem a dura realidade de que não sou a Isa Prospero e não chego nem a um décimo do que ela é capaz de escrever. Sejam histórias curtas ou narrativas um pouco mais longas (ainda quero um romance longo da Isa), seus personagens parecem bastante reais e com problemas que poderíamos estar passando hoje. E é no ritmo de uma cidade do interior que a Isa vai nos conquistando, nos oferecendo café com bolo de laranja e convidando a todos para curtir mais uma aventura.
Luiza está retornando para a cidade pequena de São Judas Tadeu dos Milagres. Sua vida está de pernas para o ar: sua empresa faliu, sua noiva a deixou e ela não sabe mais que rumo tomar. Seu irmão Rogério a acompanha na mudança para a casa de sua falecida mãe. A ideia é ficar apenas temporariamente na cidade até conseguir organizar tudo e vender a casa a um bom preço. São Judas Tadeu dos Milagres é aquela típica cidade pequena onde todos conhecem todos e Luiza chocou a cidade ao namorar uma garota. E ela detesta a cidade por causa dessa mentalidade. Só que ela é o lugar de onde ela guarda boas recordações de sua mãe e seu pai. Seu plano de vender a casa é genial, mas ela esbarra em dois problemas: o fato da cidade ficar no fim do mundo e sua casa parecer estar assombrada. Até que ela encontra algumas cartas escondidas de sua mãe e inventa uma história, nas redes sociais, sobre um mago que teria vindo até a cidade. Uma história que começa inocente e depois viraliza oferendo os meios para que Luiza consiga um bom preço pela sua casa. Mas, toda mentira tem perna curta. Até que surge Beatriz, a filha do mago... e que chantageia Luiza ameaçando contar a verdade.
Essa é uma narrativa contada em terceira pessoa, vista a partir de Luiza e sua vida atribulada. Gosto de como a autora entrelaça outras formas de contar história em sua narrativa. Por exemplo, ela insere os textos de Twitter no meio, colocando mais uma camada com a necessidade de Luiza de estar atualizando seu status. Aliás, é uma confusão de interpretação no twitter que vai fornecer o estopim para a história caminhar. E curiosamente será essa própria interpretação do que é lido nas redes sociais quem dará a virada narrativa no final. Senti falta de a brincadeira ser levada um nível além. A Isa poderia ter inserido umas fotomontagens nos trechos em que ela insere imagens junto dos textos. Não precisava nem ser fotos reais, poderiam ser desenhos. Sei que na proposta de um ebook, uma imagem se torna um negócio mais complicado de digerir, mas daria uma levantada legal. Ler a descrição da imagem sem nada estimula a gente a criar nossa própria interpretação, mas... sei lá. Além dessa brincadeira com as redes sociais, a cada início de capítulo temos uma espécie de história fantasiosa que serve de preãmbulo para a narrativa. A gente não entende inicialmente qual é o propósito da história, mas pouco a pouco isso vai ficando mais e mais claro. Mais à frente quando descobrimos o que é essa história, juro que voltei e reli todos os trechinhos e eles ganharam uma nova camada. Não pulem esses textinhos, viu.
A protagonista é a típica personagem que se encontra em uma encruzilhada de decisões. Sua vida desabou e ela precisa tomar o próximo passo. Ela é uma mulher que gosta de ter o controle sobre as coisas, de tomar decisões sensatas e de ter um plano para o futuro. Porém, a vida nem sempre é assim. O inesperado pode acontecer a qualquer momento. Luiza deseja apenas retomar sua vida de onde ela parou só que isso não é mais possível. Ela espera por uma mensagem de sua ex, algo que não vai acontecer. Ela quer retomar sua empresa de turismo, que foi afetada pela pandemia global quando tudo parou, mas isso também é algo que ficou para trás. Quando ela precisa dividir espaço com Beatriz, uma mulher de espírito livre e completamente desapegada de tudo, Luiza fica irritada. Beatriz representa tudo o que Luiza não é capaz de compreender; é o seu polo oposto. Ao mesmo tempo, a personagem gostaria de ser como aquela a quem ela escolheu como uma "inimiga". Ao longo da história, Luiza vai sendo confrontada com a necessidade de adotar uma nova postura em relação à sua vida. Começar de novo, com uma nova proposta. Só que isso pode envolver acreditar em magia, algo que a personagem não está disposta a conceder.
No pano de fundo temos a história de Madalena, mãe de Luiza e o mago Carlos Eduardo. A cidade de São Judas Tadeu dos Milagres possui várias histórias como vimos em A Feiticeira de São Judas Tadeu dos Milagres, história que se passa no mesmo cenário. Vimos anteriormente como Dona Simone acabou arrastada para esse universo mágico e a senhorinha está presente aqui com o seu neto e seus apetitosos lanchinhos da tarde. E Madalena se relacionou de certa forma com dona Simone. Não sei se essa é a pretensão da Isa, mas seria legal a autora voltar a este cenário tão mágico e capaz de entregar histórias divertidas e encantadoras. Aqui ela explora o quanto Madalena, uma mulher que acabou sendo diminuída e desprezada por aquele em quem confiava, conquistou sua felicidade recomeçando a sua vida. Ela não se deixou abater por uma adversidade e mesmo indo contra seus princípios chegou aonde queria. Claro que, como vamos ver na história, o problema não foi completamente resolvido, mas ela acreditava no potencial de sua filha. Mesmo quando Luiza retornou para a casa e sua mãe já tinha falecido, é como se a casa fosse a representação do carinho de sua mãe por ela. Madalena ainda estava por perto para protegê-la. Mas, como tudo na vida, chega a hora em que os filhos precisam fazer suas próprias escolhas, tomar seus próprios caminhos. É aí que uma última mensagem de sua mãe pode mostrar à Luiza que os seres humanos são falhos, podem errar, mas o importante é sempre buscar o lado bom da vida.
Esta é mais uma história encantadora da Isa, que é uma das minhas autoras nacionais favoritas. Ela tem uma habilidade incrível de criar personagens que a gente se importa com eles, escrever como se fosse a coisa mais fácil e natural do mundo e nos entregar mensagens lindas de amor e carinho. Em um mundo tão maluco como o de hoje onde as pessoas precisam redescobrir o amor pelo próximo, esse é um daqueles livros que eu recomendo para deixar todos com o coração quentinho. A cidade de São Judas Tadeu dos Milagres tem ganhado mais e mais moradores e gostaria de ver mais histórias gostosas nesse pequeno lugar que ganhou o meu carinho.
Ficha Técnica:
Nome: Lugares Imperdíveis para Conhecer Pessoas e Lançar Feitiços
Autora: Isa Prospero
Editora: Dame Blanche
Número de Páginas: 144
Ano de Publicação: 2022
Link de compra:
*Material recebido em parceria com a Editora Dame Blanche
Comments