top of page
Foto do escritorPaulo Vinicius

Resenha: "N-Words" de Ted Kosmatka

E se aparecesse um homem de Neanderthal no futuro? E se ele fosse mais inteligente do que os seres humanos normais? Ted Kosmatka vai tentar responder a essa pergunta.



Neste conto, Ted Kosmatka nos apresenta uma história de preconceito. Como o ser humano precisa sempre se sentir superior em relação a alguma coisa: casta, classe social, etnia, gênero. Ao final da história, me questionei se realmente seremos capazes, um dia, de sermos realmente solidários um com o outro, se realmente iremos pôr em prática a noção de “ame o próximo como a si mesmo”.  Acho que atingir este nível de compreensão mútua está além da capacidade do ser humano. Mandy é casada com David e teve um filho chamado Sean. Tudo parecia normal exceto pelo fato de que David é um homem de Neanderthal. A partir de técnicas derivadas do cultivo de células-tronco, foi possível clonar espécies de homens de Neanderthal e trazê-los para o mundo atual. Os cientistas possuíam alguns esqueletos em bom estado de conservação, facilitando a retirada de células-tronco. Lógico que os meios de comunicação e as ONGs caíram em cima alegando que o homem estava novamente brincando de ser Deus. As experiências foram realizadas em países onde a legislação a respeito não é muito clara ou é inexistente. Isso demonstra como o autor está ligado no tema da clonagem e das células-tronco e em todas as suas ramificações científicas e éticas. Na verdade o conto é uma discussão ética acerca do assunto. Esta é uma história de ódio. Como o ódio e o preconceito cega as pessoas. Os homens de Neanderthal passaram a ser chamados, neste universo literário, de N-men ou, pejorativamente, de fantasmas. Por seu tamanho avantajado e força maior do que a de um homem comum eles começaram a ter vantagens nos esportes. Os N-men se tornaram partes fundamentais de times de futebol americano ou de beisebol. Mas, os outros indivíduos passaram a ficar ressentidos ao se verem substituídos por uma espécie humana completamente diferente. David é um N-men que está tentando lutar pelos direitos de seus semelhantes. Vai a protestos, faz palestras, buscando conscientizar as pessoas de que os N-men são seres humanos assim como os homo sapiens predominantes. O que acontece com ele ao final da história é fruto de sua intensa campanha. Vale destacar uma frase interessante que Mandy diz quando perguntada se ela queria que Sean se parecesse mais com ela ou com David. Isto porque se Sean se parecesse mais com Mandy ele teria uma vida mais tranqüila, do contrário seria alvo de preconceito e discriminação. A resposta de Mandy foi fantástica: ela desejaria que Sean fosse apenas um bom homem. Outro nível de preconceito está no fato de os N-men serem clones, portanto, todos iguais em aparência. No universo de Kosmatka existiam apenas seis espécies distintas, cada uma recebendo um nome atrelado à sua variedade (a de David era Amud, que herdava características típicas de um indivíduo do Extremo Oriente). É interessante ver as estratégias formuladas por cada N-men para se distinguirem um do outro. David raspava o cabelo para se diferenciar dos outros. E se sentia ofendido ao ver alguma foto ou imagem de um outro membro de sua espécie. Os grupos de ódio aumentam em influência ao longo da história. Se a gente vê neonazis no início (revelando aspectos mais radicais do preconceito), este vai ficando mais sutil progressivamente. Até a  colega de trabalho de Mandy faz alguns comentários sobre porque eles se metem em tanta encrenca, ao comentar sobre as palestras de David e de seus colegas. O que o autor procura destacar são os pequenos preconceitos cotidianos, as pequenas frases jogadas ao vento, mas que dizem muito sobre como um indivíduo enxerga o próximo. Um último tema destacado no final do conto é que Sean é fruto de miscigenação entre um homo sapiens (Mandy) e um homem de Neanderthal (David). Ele não mantém características claras nem de um lado, nem de outro. Ou seja, a humanidade, na visão de Kosmatka, hoje é tão miscigenada que daqui a algumas gerações não será possível fazer uma distinção clara de quem é o que ou a que etnia (ou espécie, na história) pertence. N-Words é um conto polêmico que fala diretamente à nossa realidade. Apesar de esconder a trama em uma cortina de ficção científica, a história é mais atual do que se imagina: basta substituir os N-men por negros, latinos ou indígenas. A mensagem que o autor passa de forma indireta é que o preconceito é algo quase inerente e intrínseco ao homem. Ele só precisa de um alvo para exercer esse preconceito e demonstrar sua superioridade.









Ficha Técnica:


Nome: N-Words

Autor: Ted Kosmatka

Conto que faz parte da coletânea The Mammoth Book of New SF 22

Editora: Robinson

Gênero: Ficção Científica

Ano de Publicação: 2009

Avaliação:


Link de compra:







Comments


bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.