top of page
Foto do escritorPaulo Vinicius

Resenha: "Yiwu" de Lavie Tidhar

Esham trabalha como um vendedor de raspadinhas de loteria. Seus fregueses podem vir de qualquer parte no universo. O prêmio para o vencedor da loteria é o desejo mais íntimo de seu coração. Até que um dia, algo estranho acontece...



Sinopse:


Podem os sonhos se tornar reais? Eles podem se você ganhar na loteria, que promete dar ao vencedor aquilo que o seu coração desejar. Para um humilde vendedor em Yiwu, vender tickets de loteria é um modo de vida. Até que um bilhete premiado abre mistérios que ele nunca imaginou.




A trama tecida por Lavie Tidhar parece simples. Vamos rever: um vendedor de loteria no futuro vende tickets de loteria para todo o tipo de pessoa. Logo na primeira página do conto ele fala que só viu três vencedores e as coisas mais estranhas aconteceram: uma vez começaram a cair coisas estranhas do céu, na segunda, o vencedor foi levado por dois caras de terno e na terceira, todas as estátuas do mundo inteiro dançaram ao som de k-pop por cinco minutos. Desejos absolutamente bizarros. Mas, a senhora Qiu é um mistério para ele. O que aconteceu com ela fez com que ele fosse tentar descobrir o inimaginável. Mais do que isso eu não posso contar.


Lavie Tidhar tem uma escrita bem redondinha, mas como o conto é bem estranho, o leitor precisa ficar atento à narrativa. Ainda mais porque a história é curtinha. A narrativa vai ficando cada vez mais estranha à medida em que vai avançando. E esse estranhamento vai se dando desde à apresentação de situações até os personagens envolvidos. Lá pelo final, vamos ver coisas completamente fora da realidade com uma percepção até de normalidade frente ao que já passamos parágrafos antes. É essa noção de crescendo na estranheza que faz o conto fazer sentido no final.


A vida de Esham é bem monótona. O autor vai colocando essa monotonia a cada página mostrando o quanto o personagem pouco se importa com o que vai acontecendo ao seu redor, mas ao mesmo tempo o quanto seu coração anseia por algo diferente. Se a gente for fazer um paralelo curioso, é como os dias de isolamento social durante a pandemia tem sido. A gente perde a noção de dias ou de semanas já que todos os dias são iguais. Tem um diálogo muito bom do Esham com a Isa em que ela pergunta a ele se ele se imagina fazendo alguma coisa diferente ou estando em algum outro lugar se ele ganhasse o prêmio e dizendo que não. Vender tickets é a vida dele e é tudo o que ele sabe do mundo. O que no fundo é triste.


Ao mesmo tempo a trama trabalha com a questão do que o nosso coração realmente deseja. E é aí que a coisa toma um rumo realmente diferente. Por que acontece tantas coisas bizarras ao longo da história? O único desejo aparentemente normal acaba nos parecendo estranho diante de todas as coisas bizarras que acontecem aos vencedores da loteria. Afinal, sabemos realmente o que nosso coração realmente deseja? Será que faz sentido? É com essa dúvida que Tidhar constrói sua narrativa e nos leva por um caminho tortuoso que nos leva para um final que eu achei bem singelo. Yiwu é um belo conto e uma maneira de usar o estranho para contar uma bonita história.










Ficha Técnica:


Nome: Yiwu

Autor: Lavie Tidhar

Editora: Tor.com

Número de Páginas: 26

Ano de Publicação: 2018


Avaliação:


Link de compra:







0 comentário

Comments


bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.